5 vantagens em Facetas Cerâmicas
- Dr. Luís Vicente

- 25 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
1. Descoloração ou manchas dentárias

Ao longo do processo natural de envelhecimento verifica-se o desgaste do esmalte expondo a dentina (tecido interno e visualmente mais “amarela”) causando assim a descoloração dentária.
Também outros fatores relacionados ao estilo de vida como o tabagismo e o consumo de determinados alimentos e bebidas contribuem para o escurecimento e/ou formação de manchas dentárias.
A reabilitação estética com facetas permite corrigir estas imperfeições e proporciona um sorriso com mais brilho, harmonia e homogeneidade.
2. Dentes lascados ou fraturados

Por vezes ocorrem traumas dentários ou fraturas de dimensões reduzidas decorrentes de acidentes.
As facetas dentárias podem corrigir perfeitamente também estes detalhes, restaurando o seu sorriso e aumentando a sua confiança.
3. Espaços entre os dentes (diastemas)

Os espaços entre os dentes podem constituir uma preocupação e desejo significativo para muitos pacientes. As facetas dentárias oferecem uma solução rápida e eficaz ao encerrar estes espaços, melhorando a uniformidade e a estética do seu sorriso.
Antes de prosseguir com a reabilitação é realizada uma "maquete" ou "prova" (ensaio restaurador intra-oral) no qual é possível ao paciente visualizar a aparência final em 1 consulta e apenas com material provisório.
4. Dentes desalinhados ou rodados

Em situações clínicas com pequenos desalinhamentos, as facetas dentárias podem ser uma alternativa mais rápida e simples face ao tratamento ortodôntico sem a necessidade de um aparelho ortodôntico ou alinhador.
5. Dentes irregulares ou com morfologia assimétrica

Em dentes com a anatomia irregular ou com a forma e o tamanho assimétricos, as facetas podem permitir a criação de um aspeto mais harmonioso e simétrico, melhorando a estética geral do seu sorriso.
Apesar das vantagens e indicações do tratamento com facetas cerâmicas ser diverso e variado, podem não estar indicadas e adequadas a certos casos e pacientes.
Para tal é fundamental uma avaliação completa do sorriso e fatores de risco do paciente com vista a obter-se um plano de tratamento personalizado.




Comentários