Facetas Cerâmicas e Facetas em Resina Composta: qual a diferença?
- Dr. Luís Vicente

- 4 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
O que são Facetas Dentárias?
As facetas dentárias são finas lâminas de porcelana ou resina composta que são aderidas à superfície frontal dos dentes com vista a melhorar a sua aparência estética.
São concebidas para a correção de dentes com manchas, desgastes, pequenos desalinhamentos ou formas irregulares.
As facetas dentárias proporcionam ainda resultados naturais, duradouros e harmoniosos sem a necessidade de uma alteração significativa na estrutura dos dentes.

Facetas Cerâmicas

As facetas de porcelana são confecionadas em laboratório e aderidas aos dentes garantindo resultados de elevada estética e harmonia.
São mais resistentes do que as facetas de resina composta e possuem um aspeto muito semelhante ao dos dentes naturais devido à sua estrutura vítrea.
As facetas cerâmicas requerem um desgaste mínimo do esmalte dentário de modo a serem aderidas aos dentes.

Vantagens
Estética superior
Aspeto natural e translúcido semelhante ao do esmalte dentário resultando num sorriso natural.
Maior longevidade
São altamente resistentes a manchas, pigmento dentário e descoloração e requerem menos manutenção ao longo dos anos.
Harmonia e personalização
A partir da personalização da forma, tamanho e cor integradas no rosto do paciente é possível alcançar resultados estéticos altamente favoráveis e harmoniosos centrados nas expetativas do paciente.
Desvantagens
Custo mais elevado
As facetas de porcelana são geralmente mais caras do que as facetas de resina composta devido ao processo de fabrico e à qualidade do material utilizado.
Maior número de consultas
A colocação de facetas de porcelana é um processo minucioso e demorado que implica algumas visitas ao médico dentista.
Facetas em Resina Composta

As facetas de resina composta são aderidas ou coladas diretamente aos dentes numa só consulta à mão livre sem a necessidade de um técnico de prótese nem a confeção de quaisquer restaurações de laboratório.
Constituem uma opção mais económica e requer menos desgaste (ou mesmo nenhum) do dente.
As facetas de resina composta são aderidas numa única consulta.
São também uma opção reversível ao contrário das facetas cerâmicas de porcelana (irreversíveis) pois podem ser facilmente modificadas ou reparadas se necessário.
Vantagens
Processo mais rápido
A colocação de facetas de resina composta é mais rápida, uma vez que é realizada numa única consulta sem necessidade da colaboração com um laboratório de prótese dentária.
Reparações simples
Em caso de fraturas, fissuras ou desgaste, as facetas de resina composta podem ser facilmente reparadas sem a necessidade obrigatória da sua substituição completa.
Custo
O tratamento com facetas em resina composta é menos dispendioso.
Desvantagens
Menor durabilidade
As facetas de resina composta podem ter de ser substituídas num período de tempo mais curto e são menos resistentes à fratura do que as facetas cerâmicas.
Maior necessidade de manutenção
Requerem normalmente uma manutenção estimada de 6-6 meses com a necessidade do polimento da superfície dentária de forma a preservar a textura, cor e brilho.
Maior suscetibilidade a manchas e descoloração
A resina composta é mais propensa à formação de manchas ao longo do tempo, especialmente se forem consumidos alimentos ou bebidas que promovam a descoloração dentária.




Comentários